-

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Como acabar com as formigas no seu jardim

Combate às formigas
Se você tem horta ou jardim em casa, deve tomar cuidado com as formigas, que atacam as plantas. Elas podem ser um pesadelo. Vivem numa sociedade organizada. E não têm medo do trabalho.

São mais de 7.500 espécies de formigas no mundo, distribuídas em quase todas regiões do Planeta. Elas só não existem nos pólos e em algumas ilhas oceânicas.

Na natureza, os inimigos se encarregam do equilíbrio ecológico: rãs, sapos e galinhas comem formigas. Além, é claro, do falado tamanduá, no Cerrado brasileiro. Já nas áreas cultivadas, elas têm comida à vontade e não têm inimigo natural. Aí proliferam demais.

Vale lembrar que formigas têm papel importante na natureza: quando escavam o chão, para construir formigueiros, elas afofam a terra. Trazendo folhas picadas para seu ninho, contribuem para a fertilização do solo. Carregando sementes, podem ajudar a espalhar espécies nativas.

Tem mais: algumas espécies de formigas protegem determinadas plantas, espantando animais herbívoros, em troca de alimento e moradia. O problema é o desequilíbrio ecológico. Se elas estiverem impedindo o desenvolvimento da horta ou jardim, há receitas caseiras para combatê-las. O importante é não usar produto tóxico.

Cultivar gergelim bravo próximo ao formigueiro é uma boa dica para eliminar o inseto voraz. Também dá para, simplesmente, espalhar sementes desta planta no caminho das formigas.

Mudas de hortelã-pimenta, calêndula e batata-doce, distribuídas pelo local atacado pelas formigas é outra boa saída. Elas também fogem da lavanda, manjerona, cravo-da-india e alho. Amarrar na planta um saquinho de gaze, ou outro tecido, cheio de pimenta vermelha, também é um jeitinho muito usado.

Se as formigas estão atacando suas árvores, a dica é enrolar uma faixa melada com graxa ao redor dos troncos. Será um obstáculo intransponível. Em vez da faixa, dá para usar uma lata, com graxa na parte interna.

Se o problema for formigas na cozinha, é simples espantá-las. Coloque um pouco de enxofre num saquinho de pano e deixe nas gavetas e prateleiras. Há quem prefira manter um ramo de salsa num copo com água.

Na horta ou jardim, a formiga cortadeira é a mais temida. É a famosa saúva (gênero Atta). Ela ataca as folhas de vegetais como beterraba e pimentão. Para resolver este drama, basta preparar uma isca. Conheça a receita.

PREPARADO COM ANGICO

(isca contra saúvas)

Bata no liquidificador algumas folhas de angico com água.

Deixe o preparado descansando por dez dias. O cheiro é forte.

Depois, coe a mistura e junte bagaço de laranja. Para completar adicione farinha de trigo, fazendo bolinhas bem pequenas com esta massa, para que as formigas possam carregar.

Espalhe estas pequenas armadilhas pela trilha das cortadeiras.

A formiga de solo, ou lavadeira, é mais fácil de combater. Esta espécie ataca rabanete, beterraba e cenoura, penetrando no solo e retirando as partes comestíveis. Isso forma inúmeras feridas na hortaliça. Para que mudem de endereço, misture uma porção de cal virgem para cinco de água, jogue na toca e tampe.

Lembre: as formigas vivem numa sociedade hierárquica, com o soldado, o carregador, o obreiro e o ceifador. Os pedaços de folhas, vegetais e restos de comida que elas carregam, servem para alimentar uma colônia de fungos, chamados Rhozites gongylophora. Eles vivem dentro do formigueiro e são a comida delas. Na verdade tanto os inseticidas caseiros como o plantio de gergelim não matam diretamente a formiga. Eles destroem o fungo. Sem alimento, a formiga não sobrevive

Um comentário:

  1. Aqui vc comenta que para casos mais simples, que acredito ser o meu, pois são aquelas formigas pretinhas, seria colocar cal virgem com água e jogar na toca e tampar, mas o problema é que eu não sei onde fica a toca. Tb ja vi outras materias que fala que temos que localizar o formigueiro, mas isso eu não consegui.

    ResponderExcluir

Miguel Temer Paisagismo